Blog :: Dica: O que desenhar nessa página?

Quadrinhos não é texto, quadrinhos não é imagem: é a soma dos dois. Uma HQ que não pode ser compreendida só pelas imagens nem só pelos desenhos é, provavelmente, uma HQ elaborada, que evita redundâncias. Se texto diz uma coisa e a imagem diz a mesma coisa, pra que os dois?

Entre os mil desafios que encontrei quando escrevi e desenhei minha HQ Morro da Favela, deparei-me com um que me incomodou em particular: afinal, só faltava uma página a ser esboçada, e eu simplesmente não sabia o que desenhar nela.

O desafio foi porque a página descrevia o desaparecimento do irmão de Maurício e as suposições sobre o destino de seu corpo. Caso eu fizesse as ilustrações de acordo com a narração, eu teria três grandes problemas:

1::

A HQ não tinha o intuito de explorar a violência explícita. Só que a narração citava uma vala clandestina onde foram encontrados vários corpos;

2::

Por toda a história, a narração de Maurício Hora descreve tudo por seu ponto de vista. Neste caso, seria desenhada uma suposição, o que quebraria essa premissa;

3::

Teríamos uma página onde texto e imagens são redundantes, mostrando a mesma coisa. Não teríamos, assim, uma página de quadrinhos, e sim um livro ilustrado mal feito.

Depois de muito quebrar a cabeça, encontrei um caminho que me agradou bastante. Para mostrá-lo, publiquei abaixo a página anterior e a “página problema”, sem os desenhos. Após ler o texto, clique em qualquer ponto dessa página em branco para ver como ela foi desenhada.